Manifesto

    Nos últimos anos, duas coisas claramente mudaram no Brasil: o interesse de parte considerável da população pelos rumos da política e da sociedade e o impacto da tecnologia na disseminação de informação sobre o assunto – para o bem e para o mal. Com tecnologia, as pessoas puderam, por exemplo, conhecer mais seus candidatos nos períodos de eleições. Lá estavam eles e suas trajetórias nos sites de notícias e dos partidos, em diferentes redes sociais. Estavam expostas suas atuações detalhadas nas câmaras, nas prefeituras e nos governos em portais de transparência. Por outro lado, há quem ultrapasse limites éticos usando o poder da inovação com intuito de confundir os cidadãos ao invés de informá-los. Na velocidade da internet, disseminam boatos e mentiras em vez de formar opinião baseada na realidade que nos cerca e atinge a todos nós.

    Nós da Dado Capital acreditamos no lado positivo da revolução digital. Usando as ferramentas certas, somos capazes de levar lucidez e coerência aos brasileiros para que tomem decisões assertivas em cima de dados relevantes e sem subterfúgios. Damos às organizações da sociedade civil e aos cidadãos informação e conhecimento, ampliando o alcance do que hoje está voltado aos corredores do Congresso Nacional. Mostramos, de forma simples e didática, o caminho de propostas de emendas constitucionais, projetos de lei, emendas e votações.

    Usamos ciência de dados e aprendizado de máquina para facilitar o trabalho de advocacy e incidência, tornando mais clara a complexidade da política. Com a tecnologia, empoderamos a sociedade civil. Com a inovação, fomentamos o engajamento social em processos regulatórios. Lideramos a democracia colaborativa e enriquecemos o debate para a elaboração de políticas públicas dentro de expectativas e reais necessidades da população. Deciframos e revelamos as entrelinhas e os posicionamentos dos poderes Executivo e Legislativo, dando às pessoas um acesso essencial ao que decidirá suas vidas.

Chegou a hora de equilibrar o jogo.

Nossa história

2016

Junho: Dentre mais de 900 inscritos, o projeto da Dado Capital foi
um dos 11 selecionados pelo programa de aceleração da StartupFarm.
Para participar,a Dado Capital foi registrada como
Organização da Sociedade Civil

2017

Fevereiro: Celebramos uma parceria com a Universidade
Federal de Campina Grande – UFCG,
que assumiu a coordenação da nossa área de tecnologia

2018

Agosto: Lançamos a Voz Ativa para ajudar os
eleitores a escolher em quem votar para deputado federal
nas eleições de 2018.

2019

Fevereiro: Vai ao ar a primeira versão da plataforma Leg.go,
um termômetro semanal das atividades no Congresso Nacional,
que aponta as proposições legislativas que merecem mais atenção.

 

Março: Lançamento da segunda versão do Voz Ativa,
para mostrar as votações dos parlamentares eleitos em projetos
de impacto para a sociedade.

Nosso time

    A equipe é multidisciplinar. Reúne empreendedores, executivos experientes e especialistas das áreas de relações governamentais e gestão de risco político e regulatório, direito, terceiro setor, além de profissionais de tecnologia da informação e ciências da computação. Acreditamos no poder da inovação para empoderar o cidadão e na construção de uma democracia colaborativa.

    Acreditamos no poder da tecnologia para empoderar o cidadão e a sociedade civil na construção de uma democracia colaborativa.